quarta-feira, 28 de julho de 2010

A importância da Massagem na Prática Esportiva



Olá pessoal,

Como muitos sabem além de atleta sou massoterapeuta, com isso estou fazendo essa postagem, porque acho fundamental a massagem como ferramenta na recuperação e na manutenção esportiva, prova disso são os ciclistas do Tour de France, logo após a prova os ciclistas vão imediatamente para maca, onde ali é feita uma massagem esportiva que ajuda a acelerar o processo de recuperação dos atletas.

 O grande segredo para conseguir obter todos os benefícios da massagem esportiva é não esperar até que tenha algum problema ou lesão que o incomode ao longo dos treinos. Se você não está certo disso, reuni abaixo 10 motivos que com certeza vão fazê-lo mudar de idéia e colocar a massagem na sua rotina semanal.

1. Ao longo do treinamento, algumas dorzinhas pequenas podem se transformar em problemas sérios se não tratados a tempo.
2. Aumenta a circulação sanguínea nos músculos, recuperando-os com maior rapidez.

3. Ajuda a soltar músculos que ficam constantemente contraídos devido o uso contínuo.

4. Melhora a oxigenação para movimentar melhor os músculos.

5. Aumenta a circulação linfática, reduzindo problemas de retenção de líquidos (que causam o inchaço nos músculos, diminuindo sua força) .

6. Reduz as chances de lesão.

7. Aumenta a flexibilidade das articulações, resultando em aumento da performance.

8. Aumenta a recuperação entre os treinamentos.

9. Maximiza a ações dos nutrientes

10. Ajuda a eliminar ácidos, que são produzidos no organismo na hora do exercício, exemplo o lático, causador de várias dores.

Corredores, Ciclistas e triatletas que seguem uma planilha de treinamento intenso podem fazer massagem em três situações. Confira abaixo:



Durante o treinamento

Quem faz programa de treinamento intenso e efetivo tem que prever também massagens regulares. Por isso mesmo, é importante que seu terapeuta tenha pleno conhecimento da anatomia do corpo humano e saiba quais os músculos são mais exigidos na sua modalidade e, da mesma forma, quais os que estão mais propícios a lesões. O principal objetivo de um programa de massagem de manutenção é ajudar o atleta a ganhar performance e minimizar os riscos de lesões.


Antes do evento

Antes das competições, a massagem pode ser usada para aumentar a circulação e diminuir a tensão excessiva dos músculos. Além disso, serve também para ajudar o atleta a relaxar mentalmente para a prova.


Após o evento

A massagem pós-evento tem o objetivo de reduzir o aparecimento dos espasmos metabólicos e musculares produzidos pelo exercício intenso. Algumas técnicas de massagem esportiva aprimoram o processo de recuperação do próprio corpo, facilitando o retorno do atleta ao treinamento e à competição, e reduzindo também o risco de lesão.

Bom, é isso pessoal, fiquem a vontade para fazer comentários abaixo.

Abraço e bons treinos

Jarrão

Adaptado de: http://www.joelmasilva.com.br/







Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...