terça-feira, 22 de junho de 2010

Ciclismo pode ser usado na recuperação da lesão

Olá pessoal,

To aqui no conforto da minha casa sem ter nada pra fazer de baixo de muita chuva, frio e uma bolsa de gelo nos pés pra congelar de uma vez esse atleta aposentado rs..

Estou aqui lendo alguns artigos sobre lesões no esporte e achei um interessante que indica a pratica do ciclismo na recuperação de lesões. Fiz uma adaptação do artigo nessa postagem que segue abaixo:

Adaptado de David Homsi

O ciclismo pode ser a resposta aos atletas de corrida e triatletas que estão lesionados, (meu caso)fazendo com que eles mantenham o condicionamento físico, pois tanto na corrida quanto no ciclismo trabalhamos os mesmos músculos: quadríceps, panturrilha, glúteos, posteriores da coxa (isquitibiais) entre outros.

Quando o atleta tem alguma lesão na corrida, a primeira atitude que o mesmo tem a tomar é diminuir o impacto durante os treinamentos. No ciclismo não há impacto e o atleta tem os mesmos ganhos cardiovasculares da corrida, além de trabalhar outras articulações.

O movimento de pedalada identifica-se com o da corrida e faz com que o atleta tenha mais agilidade. No ciclismo trabalhamos os membros superiores podendo melhorar a postura durante a corrida, sem contar ainda no trabalho dos músculos expiratórios e inspiratórios utilizados em demasia, gerando um melhor condicionamento físico.

E a recíproca também é verdadeira. O atleta de ciclismo que quiser melhorar seu desempenho, também pode usar a corrida como um complemento ao seu treinamento. Lembre-se que é de suma importância a orientação de um profissional de educação física nos seus treinos.


Principais lesões na corrida


Tendinite no Tendão Aquileu: tendão aquileu é o maior tendão do corpo humano e pode suportar tensões de até 450 kg. As lesões são mais freqüentes em indivíduos entre 30 e 45 anos e isso está associado diretamente com a sobrecarga de treino.

Esta acontece com o aumento súbito da corrida e velocidade, acréscimo de aclives e declives nos treinos, tempo treino elevado e alterações anatômicas de pé e tornozelo.

Fasciíte Plantar: inflamação da fáscia plantar de origem traumática. A fáscia plantar é uma estrutura que dá tensão e mantém a arcada óssea do pé estável. A dor da fasciíte é freqüentemente confundida como sendo do esporão calcâneo.

O esporão calcâneo faz parte do quadro da fasciíte plantar e se caracteriza por um crescimento ósseo no calcâneo; mas é importante salientar que o esporão não ocorre na fáscia plantar e sim no músculo flexor anterior dos dedos à qual é adjacente à fáscia.


Principais lesões no ciclismo


Relativamente raras em incidência, mais comumente causada por traumas diretos, overuse de treino ou ajuste ruim da bicicleta, o ciclismo também tem suas lesões. Por isso é importante ficar atento.

Dor Anterior no Joelho (síndrome patelo femoral): dor de início insidioso na região peri ou retropatelar que agrava-se em determinadas atividades, por exemplo, subir e descer escadas. Ela ocorre quando se aumenta o treino subitamente, quando há retração da musculatura que age no joelho (mais comuns quadríceps) e também quando há fraqueza destas mesmas musculaturas.


Tendinite Patelar: dor ao longo do tendão mais comum ocorrer no pólo inferior da patela.

Síndrome da Banda Íleo Tibial: dor na região lateral do joelho (comum em atletas de corrida). Esta dor é causada pela fricção da banda no epicôndilo lateral, mais comum nos ângulos entre 30 e 45 graus de flexão. A causa é biomecânica incorreta da bicicleta, tais como altura selim e rotação do pedal.

Mantenha-se sempre informado junto a seu treinador sobre possíveis dores causadas pelo seu treino, ele é a pessoa que irá ajudar e corrigir eventuais problemas em seu esporte.

Jarrão




Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...