terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sibutramina x Doping



Além de triatleta, massoterapeuta sou técnico em farmacia e no meu dia a dia percebo a procura exaustiva da substancia sibutramina, atualmante mais procurada que Deca, dura, deposterom e hemogenim.

Hoje a sibutramina já é uma substância muito utilizada por atletas é o princípio ativo mais presente em remédios de emagrecimento (Plenty, Reductil, Meridia e Sibutral) "Sua função esperada é a perda de peso, conseguida através da inibição da recaptação de serotonina e de noradrenalina. A sibutramina deve ser usada simultaneamente com exercícios e alimentação adequada, e somente quando dietas e atividades físicas não produzirem os resultados desejados.

A noradrenalina é um hormônio liberado pela supra-renal e serve também como precursor da adrenalina, tendo como principais efeitos: elevação do metabolismo, aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial. Ao evitar a recaptação da noradrenalina na fenda sináptica a sibutramina potencializa os efeitos deste hormônio, aumentando o gasto energético.

A serotonina é um neutrotransmissor produzido no cérebro a partir do aminoácido triptofano, atuando como vasoconstritor, estimulador da musculatura lisa (presente nos órgãos), regulador do sono, do apetite e do humor. Ao inibir a recaptação da serotonina, aumenta-se sua concentração, diminuindo a ansiedade e aumentando a saciedade.

Ou seja, a sibutramina atua através de dois mecanismos: aumento do gasto energético e diminuição do apetite.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns encontrados nos estudos foram: secura na boca, pressão alta, fadiga, constipação, taquicardia, anorexia, dores de cabeça e insônia.

Conclusão

Apesar de muito usada e prescrita por médicos e pseudoespecialistas a sibutramina tem seus efeitos colaterais e suas limitações. Lembre-se que ela só deve ser usada nos casos onde dietas e atividades físicas não surtiram efeito e que esta substância tem sua indicação terapêutica e foi testada em grupo restrito de pacientes: os obesos. Ou seja, se você deseja apenas perder pequenas quantidades de gordura para melhorar seu visual em trajes de banho ou roupas decotadas, ou se voce é um atleta que quer maximizar sua condição fisica, eu não recomendaria o uso desta substância".

Abraço

Jarrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...