quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O quanto devemos treinar nos esportes de endurance?






Por Marcelo Rocha

   
Talvez um dos maiores enigmas do esporte até hoje seja a quantidade necessaria de treino. Desde o praticante entusiasta até o atleta de alto rendimento sofrem com essa questão; principalmente com um universo cercado de palpiteiros e os entendidos.
Uma conversa comum em rodas de praticantes é que o treino deve atender a distancia a ser cumprida. Por outro lado não há absolutamente NADA na literatura que nos respalde para tal afirmação; pelo contrario, sabemos que bons treinos podem ser bem mais curtos do que as competições pretendidas. Ao invés de tentar adivinhar o quanto treinar o melhor seria procurar um profissional habilitado e qualificado para que prescreva seu treinamento; o problema é que a maioria dos profissionais vive afundada em paradigmas e mitos criados acerca do treinamento desportivo.
Há pouco tempo perdemos o pai da famosa periodização do treinamento (talvez alguns que a utilizam nem saibam que ele morreu), antes de falecer MATVEEV foi bastante questionado e criticado pelo modelo tradicional de periodização do treinamento que criou. A maior parte dos questionamentos girava em torno da necessidade de algumas fases que todo ano eram repetidas pelos atletas, e que na verdade poderiam ser diminuidas ou até mesmo esquecidas.
Muito mais do que treinar distancias ou determinado tempo, voce deve saber ao certo o sistema energético que está treinando, bem como intercalar estimulos e intervalos de recuperação adequados (tanto durante o treino, como entre os dias de treino). Veja abaixo alguns dos tipos de estimulos e intervalos que devem ser treinados:


(Adaptado de Volkov, 2002)


Acão treinada
Intensidade
Duração
Pausas de repouso
Carac. do repouso
Repetições
Potencia anaeróbia alatica
maxima
7-10 seg.
2-3 min.
passivo
5-6
Capacidade anaeróbia alatica
maxima
7-10 seg.
0,3-1,5 min.
passivo
10-12
Potencia anaerobio glicolitica
sub-maxima
20-30 seg.
6-10 min.
ativo
3-4
Capacidade anaerobio glicolitica
sub-maxima
40-90 seg.
5-6 min.
ativo
>10
Potencia aerobia
moderada
0,5-2,5 min.
0,5-3,0 min.
ativo
10-15
Capacidade aerobia
moderada
1-6 min.
1-6 min.
ativo
>10
Eficiencia aerobia
leve
15-30 seg.
15-30 seg.
ativo
>20

    


    O que esta descrito na tabela acima faz parte de uma teoria do treinamento desportivo intervalado muito difundida no leste europeu e entre as grandes potencias do esporte mundial. Seja mais seletivo e qualitativo nos seus treinos; procure orientação adequada e habilitada para que sua pratica de esportes (seja qual for o nivel) se torne mais eficaz e condizente com seus objetivos e capacidade.

Bibliografia consultada.



- VOLKOV I. V. (2002): Teoria e Pratica do Treinamento Intervalado no Esporte. Campinas: Multiesportes.
- VERKOSHANSKIJ Y. (2001): A crise da concepção da periodização do treinamento no esporte de alto nivel. http://www.efdeportes.com

Abraço e Bons Treinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...