terça-feira, 22 de setembro de 2009

Treinamento no Rolo

Por: Prof. Emerson Gomes

O Cycle Trainer ou Winter Trainer, mais conhecido por nós como "Rolo", é um artifício que se bem utilizado trará grandes benefícios na performance esportiva de ciclistas e triatletas. Primeiramente, temos que o treinamento em rolo possui uma fisiologia adversa do treinamento que é realizado ao ar livre, temos que ter em mente que com a bike parada, não temos a inércia, equilíbrio e a resistência do ar que observamos no treinamento convencional.
Muitos defendem que o treinamento em rolo não substitui o treinamento ao ar livre por uma série de motivos entre os quais os citados acima, mas vale ressaltar que muitos atletas, em especial aqueles que moram em lugares com clima rigoroso, ou que exerçam atividade profissional que não permita que treinem ao ar livre durante a semana, apresentam excelentes níveis técnicos em competição. Temos como exemplo os triatletas; Ken Glah, Tim and Tom De Boom..., e boa parte dos triatletas amadores da seleção americana. Devemos partir do pressuposto que o treinamento no rolo nunca deve substituir o treino que temos agendado para ser realizado ao ar livre; Devemos sim, optar por esse tipo de treino, quando as condições não estejam favoráveis para o treinamento convencional(na rua). Temos que ter em mente que quando realizamos o treinamento no rolo, temos que nos aproximar ao máximo da situação que encontramos no treino na estrada observando, posição na bike, simetria entre a roda dianteira/traseira, oxigenação do lugar aonde vai realizar o treino. Tais situações podem ser melhoradas com o auxílio de um bom equipamento, apoio para roda dianteira, arejar o local p/ facilitar a penetração do ar, posicionar um ventilador na frente da bike, ar condicionado com umidificador de ar etc.
Lembre-se que a desidratação é maior no treinamento realizado no rolo, devemos nos hidratar constantemente durante a sessão de treino em rolo, pode-se usar bebidas isotônicas ou água. O treinamento em cycle trainer nunca deve ter a mesma duração do treinamento convencional, pois além de fatores como a desidratação, há pouca mobilidade do equipamento que poderá ser prejudicial para articulações do joelho tornozelo. Vale ressaltar que por mais que refrigeremos o local, estaremos muito mais dispostos a entrar em super-aquecimento no treinamento indor, e após determinado tempo, a freqüência cardíaca aumenta não por causa do esforço, mas resultante de um super-aquecimento, o qual não trará nenhum tipo de beneficio na preparação física. O uso de um frequencímetro irá ajudar bastante nesse tipo de treino.
Usamos o cálculo de que para cada km percorrido na rua, equivale a 1min executado no rolo, devemos otimizar o treino para adaptar-se a essa paridade, para treinos intervalados, deveremos obedecer à mesma razão; 4km=4min 1,5km=1'30"... Devemos executar a parte principal do treino c/ a transmissão e RPM´s e nº de repetições pedidos, poderemos diminuir no aquecimento e descanso, obedecendo a mesma relação pedida. Para treinos de mais de 90km ou 1h30', devemos realiza-los em 2 períodos com um razoável espaçamento entre eles. Ex: 120km= 1ºsessão de 1h20'+2ºsessão de 40' Treinos c/ subida ou serra, devemos tentar adaptar o tipo de esforço ou relação usada, regulando o rolo para tal, ou usando uma relação pesada que se assemelhe ao treino proposto com a devida quilometragem transformada em tempo. Treinos em percurso misto c/ variações de câmbio, poderemos adaptar com séries intervaladas com locomotivas. Ex: 6'-53/19, 1'-39/17, 5'-53/17, 1-'39/15, 4'-53/16 1'-39/15, 3'-53/15, 1'-39/14, 2'-53/14, 1-39/13, 1'-53/13, 1'-39/12 e volta na mesma ordem, dando atenção à manutenção do RPM.
•Dicas

-Nunca substitua o treino convencional pelo rolo, se não tiver necessidade.
-Se as condições climáticas não estiverem boas para treinar na rua, espere até o limite que puder durante aquele dia, lembre-se que o treino no rolo irá tomar menos tempo, ex: um treino de 70km que duraria umas 2h20', no rolo vai ser metade do tempo, ou seja 1h10'. Lembre-se que a programação segue uma lógica e se treino tiver que ser executado no rolo, irá ser. Nunca transfira o treino de um dia para outro, achando que as condições de tempo vão melhorar. Treino perdido é adaptado ou é um dia de descanso a mais.
-Procure dar melhor atenção à posição, ao RPM e a técnica, haja vista a maior facilidade para tal. O rolo é o melhor local para corrigirmos a posição na bike, bem como trabalharmos educativos como; Pedalar só com uma perna(Ex: 5x1'cada perna), sentar bem atrás/frente/em pé/ s/ mãos/no clip...
-Cubra a cx de direção com uma toalha para não cair muito suor e diminuir sua vida útil.
-Posicione um bom ventilador na sua frente.
-Abra portas e janelas pra melhorar a ventilação.
-Tenha sempre a mão pelo menos 2 caramonholas c/ liquido.
-Posicione um calço na roda da frente para iguala-la com a de trás.(lista telefônica)
-Divida a atenção c/ um bom som ambiente ou programa de esportes para não ficar tão monótono
Fontes:
- Triathlon Bible, 1999.
- Triathlete May 1998.
- Blackburn Guide, 1996.
- Exercise Testing, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...