sábado, 10 de dezembro de 2011

PERIODIZAÇÃO PARA IRONMAN BRASIL

 IRONMAN BRASIL 2012



Prof. Luiz Cláudio Câmara Gonçalves

Sonho ou realidade é o desejo de todo triatleta completá-lo e vencer as suas distâncias mesmo que não seja no Havaí, acontece em Florianópolis, e que graças a excelente organização tornou-se uma das etapas seletivas para a grande prova em Kona. Portanto, porque não tornarmos a grande prova do Triathlon brasileiro, assim, marcando definitivamente a história do Triathlon no Brasil.
Para que o sonho de completar uma prova como o Ironman um mínimo de estrutura torna-se necessária, principalmente um programa de treinamento bem determinado com base nos princípios do treinamento desportivo, na fisiologia humana no exercício e na psicologia desportiva. Sendo, assim, uma planilha semanal de treinamento básica estará sendo apresentada, ou seja, uma "microciclo" de treinamento estará disponível para o desenvolvimento de todas as capacidades fisiológicas envolvidas numa prova como o Ironman, portanto, uma microciclo corresponde a uma semana de treino. A união de três a cincos microciclos formará um "mesociclo" de treinamento que corresponde em média a um mês de treino.
Essa orientação periodizada de 20 semanas, torna-se necessária para o desenvolvimento das qualidades físicas pertinentes a um esporte, pois, o conhecimento das cargas que serão utilizadas nos treinos são imprescindíveis para o controle do trabalho físico e para uma correta distribuição do treinamento durante o "macrociclo", que corresponde a um período de treino em média de quatro meses a um ano de treino; evitando assim, o overtraining. Esse planejamento para a competição alvo, que será o IRONMAN BRASIL 2012, permitirá que o atleta complete a prova com estrema tranqüilidade, pois, ele atingirá sua capacidade máxima de performance física na semana próxima a competição, isto é, atingirá o seu PICO de treinamento e estará apto a fazer a prova almejada.
A periodização deve conter a distribuição das cargas de treino, volume e intensidade no macrociclo anual. No período de treinamento de base o volume permanece maior que a intensidade, pois, nesta fase objetiva-se um bom desenvolvimento da preparação física e técnica do atleta formando um lastro fisiológico que permitira o atleta receber altas intensidades de treino na próxima fase. Agora na fase específica, o volume de treino diminui e a intensidade aumenta próximo ao meio da fase específica as linhas de volume e intensidade devem se cruzar e a intensidade continuam a sofre um incremento até próximo a competição alvo, na fase de competição.
No macrociclo apresentado os treinos iniciam-se na terça-feira, dia 17 de Janeiro. A segunda-feira será reservada para o devido descanso, pois, sabemos que o descanso faz parte do treinamento. Vale ressaltar que antes de iniciar os treinos é necessário que algumas avaliações funcionais e estruturais sejam feitas. A avaliação funcional deve determinar o nível de desenvolvimento fisiológico do atleta, assim, como a presença de algum tipo de patologia que possa afetar os treinos. Esses testes devem determinar: a capacidade aeróbia máxima (VO2 máx), os dados antropométricos (perimetria, diâmetro ósseo, composição corporal, estatura, comprimentos ósseos), flexibilidade, limiar anaeróbio, perfil psicológico.
Como dito anteriormente, cada semana de treinamento corresponde a um microciclo que é a menor fração da periodização do treinamento iniciando na segunda-feira e terminando no domingo. Tendo cada microciclo um determinado efeito característico no desenvolvimento fisiológico do atleta e, são representados pelas siglas:
  • O – ORDINÁRIO: aplica-se cargas moderadas;
  • CH – CHOQUE: aplica-se cargas fortes;
  • R – RECUPERADO: aplica-se cargas para recuperar os sistemas fisiológicos degradados nos microciclos anteriores.
  • C – COMPETITIVOS: controle do treino com sessões de manutenção dos níveis fisiológicos obtidos com os treinos.
A união de um grupo de microciclos formou um mesociclo de treinamento que permite um comportamento das cargas de trabalho físico com uma maior homogeneidade e um desenvolvimento cíclicos dos sistemas fisiológicos envolvidos.
Esta periodização do treinamento foi desenvolvida para que um atleta que ira participar do IRONMAN BRASIL em 10 a 14 horas com segurança.

Abraço e Bons Treinos

Jarrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...