quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CORE E COLUNA VERTEBRAL


Olá pessoal,

Hoje Fala-se muito sobre o Core Treinamento funcional, ou seja é o assunto do  momento, eu nunca escondi que sou adepto do método de fortalecimento do Core que tem como o objetivo, fortalecer e favorecer o bom funcionamento e a estabilidade da coluna vertebral. Se considerarmos os significado da palavra CORE em inglês (que, em geral, refere-se a centro) podemos esperar que as aulas que constituem este programa irão trabalhar toda a região central do corpo.

Idealizado com base nos mais recentes conceitos de treinamento para manutenção da postura e suporte da coluna vertebral, o programa Core propõe o seguinte:

Desenvolver a força e a resistência muscular nos principais grupos musculares. Nos últimos anos, vêm crescendo o número de pesquisas que sugerem que perdemos força com o passar dos anos. Como uma das principais conseqüências desta diminuição da força e massa muscular pode trazer problemas para a manutenção do equilíbrio, da postura e aumentar a dificuldade para se realizar tarefas do cotidiano. Contudo, muitos estudos têm demonstrado que a manutenção da atividade física e o treinamento de força podem minorar e até reverter, em parte, essas perdas.

Treinamento proprioceptivo e isometria para os pequenos grupos musculares. Propriocepção é captação de informação referente à localização do corpo e sua movimentação. Os proprioceptores são órgãos sensitivos localizados nos músculos, tendões e ligamentos. Eles recebem e transportam para o sistema nervoso central informações sobre tensões, pressões ou distensões nas variadas partes do corpo, para que o cérebro decida como reagir e manter o equilíbrio. Já o termo isometria refere-se a contração muscular onde se tem um equilibrio contração muscular em dois ou mais sentidos de um articulação, mas não se nota um movimento decorrente das contrações, visto serem aplicadas forças iguais entre agonista e antagonista de um movimento. Para mantermos a postura é necessário que os “grupos musculares de sustentação” mantenham uma contração isométrica.

Alongamento geral para todo o corpo. Muitos pesquisadores têm ressaltado que a manutenção da flexibilidade é importante para a postura corporal e realização de atividade do dia-a-dia com menor dispêndio energético.

Consciência corporal e postural. Como já foi dito anteriormente o desenvolvimento da consciência dos movimentos corporais e da postura são importantíssimos para que possamos manter a estabilidade e o bom funcionamento da coluna vertebral.

Relaxamento. Por fim, ocorre um relaxamento que auxilia o indivíduo a aliviar as tenções que podem prejudicar tanto a postura quanto a execução de outros exercícios.

Abraço 

Jarrão

Fonte: Wiliam sport massagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...